Ações do Conselho

Gestão harmoniosa entre diretoria e conselhos garante conquistas inéditas para o Clube Náutico

Quando o time é comprometido e unido, consequentemente, o resultado é positivo.  Esta máxima ilustra muito bem a situação administrativa do Clube Náutico na atual gestão onde a integração de forças entre os Conselhos Deliberativo e Fiscal e a Diretoria Executiva promoveu conquistas inéditas que resultam em ações planejadas, investimentos estratégicos, integridade e transparência.   

Conselhos e diretoria do Náutico foram empossados em abril de 2022 e desde então cumprem à risca a proposta de um trabalho de cooperação pelo Clube. Reuniões contínuas, onde prevalece o diálogo aberto, realista e propositivo, permitiram a apresentação de propostas, correção de rotas, economia e um abrangente cronograma de obras. O resultado disso tudo é o fortalecimento do patrimônio que pertence aos associados.  

 

Em 2022, como ótimos exemplos, os Conselhos Deliberativo e Fiscal foram os catalisadores de várias demandas apresentadas por associados. As observações foram colocadas em pauta e provocaram evolução positiva em questões chaves como emissão de convites, obras em andamento e futuras, situação contábil e bem-estar dos colaboradores.   

Porém, a “cereja do bolo” desta gestão, que pode ser considerada conjunta, chegou na primeira reunião de 2023 dos Conselhos, realizada no dia 23 de janeiro. Com a participação forte de conselheiros e ainda do presidente da Diretoria Executiva, Amilton de Matos Duarte, foi apresentado de maneira inédita o planejamento orçamentário com a estimativa de receitas e despesas para o exercício 2023. A iniciativa é fruto de um pedido constante dos conselheiros.   

“A elaboração da proposta orçamentária não é importante apenas para o cumprimento de obrigação regimental. Ela é essencial para demonstrar aos associados o planejamento da Diretoria Executiva para uma gestão eficiente dos recursos, demonstrando a expectativa do recebimento de receitas e execução”, ressalta a ata oficial da reunião.   

A apresentação vai muito além de um apanhado de números e projeções. Por meio dela, já foi possível planejar investimentos em obras que interessam várias correntes de associados. E, pela perspectiva de disponibilidade de recursos, serão muitas intervenções do decorrer do ano. O Clube Náutico prevê a destinação de 22,8% de toda a sua arrecadação em projetos que vão impactar o dia a dia do associado e provocar uma natural evolução patrimonial.   

Estão entre as intervenções previstas: reforma do salão nobre, conclusão do Espaço Teem, espaço gourmet, reforma do piso e cobertura do ginásio, cobertura da quadra de basquete, quadras de squash, ampliação da secretaria e rouparia dos colaboradores. E por recomendação dos conselheiros, por meio de ofício e atendendo a manifestações de associados,  foram acrescentadas neste cronograma a criação de mais uma quadra de beach Tennis e a ampliação do fraldário. “São demandas reais que definem muito bem a proposta de só investir onde for necessário”, justificam os conselheiros. Além disso, esta transparência orçamentária também garante recursos para as mais diversas ações esportivas e de lazer com campeonatos e eventos festivos.   

Este ano, o cenário do Clube Náutico é muito positivo em todos os sentidos. O clima harmonioso de quem representa o associado na linha de frente da gestão garante o cumprimento de exigências estatutárias e coopera muito para isso. Eficiência, responsabilidade fiscal e transparência em prol de um dos maiores complexos de lazer e esportivo de Minas Gerais.