Conselhos apresentam balanço altamente positivo com ações por uma gestão eficiente do Clube Náutico
- Publicado em Ações do Conselho
Quando foram eleitos em 12 de março deste ano, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal prometeram trabalhar continuamente para uma melhor gestão do Clube Náutico em todos os níveis. Ao final de 2022, após oito meses de atuação, a sensação de dever cumprido neste primeiro ciclo é plena. Agindo com transparência, abertura aos associados, foco e eficiência os colegiados apresentam mais um balanço de ações dos meses de setembro, outubro e novembro que evidenciam a participação efetiva na fiscalização e, consequentemente, direcionamento para rotas certas de administração.
Os conselheiros participam de reuniões mensais onde a pauta principal é o interesse dos associados. Todo o trabalho é registrado em documentos como atas, ofícios e pareceres. Investimentos definidos pela Diretoria Executiva e ocorrências diversas que afetam o dia a dia do Náutico são avaliados com a intenção de defender o patrimônio e garantir ainda a convivência harmônica nas dependências do clube.
EMISSÃO DE CONVITES
O Conselho Deliberativo exigiu o cumprimento de uma norma estatutária que determina a emissão máxima de 100 convites por dia. A medida foi de encontro ao pedido de associados que apontaram uma lotação exagerada no clube nos dias 16 e 30 de setembro. Outro pedido foi pela divulgação em meios de comunicação internos sobre este regramento do limite de emissões tanto de cortesias quanto aos pagos. Para os conselheiros: “a diretoria atendeu esses pedidos por acreditar que esta é uma colaboração para o melhor funcionamento em dias de intenso movimento já que Isso será uma constante nos dias do verão”.
ANÁLISE DE OBRAS
Atento às obras realizadas atualmente no clube, o Conselho Deliberativo também oficializou a diretoria sobre a construção do Espaço Teen e revitalização do Salão Nobre. Em reunião realizada no dia 21 de novembro, as questões foram debatidas com a presença do presidente Amilton Duarte e técnicos que trabalham nos projetos. No caso do Espaço Teen a pauta ganhou força após o Conselho receber denúncia de associados sobre o possível excesso de ferragens na etapa de fundação da obra. O presidente da Diretoria Executiva admitiu o erro de cálculo, revelou mudança na estratégia na construção e revelou que o material já adquirido será direcionado para obras das novas quadras de squash. Mais uma vez, os conselheiros demonstraram a importância da sintonia entre associados e o colegiado.
Já no salão, uma referência regional, a exigência foi para manter intacta a acústica que mereceu considerado investimento em gestões passadas. Os conselheiros também consideram que: “a presença dos técnicos e do presidente Amilton Duarte permitiu um diálogo aberto e mostra que o trabalho dos Conselhos é um importante apoio nas decisões assertivas”.
SEGURANÇA DOS COLABORADORES
A segurança dos colaboradores do Náutico no ambiente de trabalho também é uma preocupação do Conselho Deliberativo. Reforça esta premissa a participação do Conselho Deliberativo na posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) gestão 2022/2023. O incremento das ações preventivas por parte desta comissão consiste, fundamentalmente, em observar e expor as condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para diminuir e extinguir os riscos existentes ou até mesmo neutraliza-los.
CONSELHO FISCAL
Cumprindo suas atribuições legais o Conselho Fiscal, que também foi empossado dia 4 de abril, fiscaliza a movimentação financeira do Clube Náutico formada por recursos oriundos das mensalidades, aluguel do salão, venda de convites e renda dos bares. Em consonância com o Conselho Deliberativo, uma exigência é que a mensuração do superávit na Demonstração do Resultado do Exercício seja realizada de maneira regular.
Outra importante contribuição do Conselho Fiscal foi um alerta sobre o Náutico se resguardar quanto a responsabilidades trabalhistas e previdenciárias das empresas terceirizadas para as obras com seus funcionários. A mesma preocupação foi demonstrada quanto à equipe que trabalha nos bares do clube.
Além disso, de maneira frequente, esse Conselho caminha lado a lado com a contabilidade do Clube para orientar sobre os lançamentos contábeis. Neste caso, classificações e registros bem definidos garantem mais transparência e segurança jurídica e financeira ao Náutico.
CONSELHO DELIBERATIVO – GESTÃO 2022/2026
Elísio Pereira da Conceição (Presidente)
Carlos Alberto Bahia Caldeira Brant
Mário Sérgio Ribeiro de Araújo
Marcelo Leandro Freitas
Erton Portinari de Andrade
Aguinaldo Batista Guimarães
Flávio Lacerda Senna
Helisson Paiva Rocha
Everson Santos
SUPLENTES
Bruno Henrique Leal
Wanderli Geraldo Vital
Mário Genário de Macedo
Carlos Henrique Pereira
Edimilson Alves de Almeida
Rodiney Henrique Cortez Figueiredo
Paulo Roberto Chamon de Castilho
Delson Geraldo Soares
Maria José de Oliveira
CONSELHO FISCAL - GESTÃO 2022/2026
Cláudio Maia (Presidente)
Salomão Hassen Neto
Carlos José Campelo Teixeira
SUPLENTES
Antônio Geraldo Lopes
Césio Mazoni Pontelo
Raimundo Luciano Bueno de Almeida