Ações do Conselho

Conselhos Deliberativo e Fiscal apresentam balanço de trabalho dos primeiros meses de 2024

É atribuição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal acompanhar de perto ações administrativas e contábeis da Diretoria Executiva. Esta atuação tem o propósito de fortalecer o processo de governança do Clube Náutico por meio de análises, proposições e até correções de projetos que poderiam colocar em risco o equilíbrio da gestão. Desde que foram eleitos, os dois colegiados seguem rigorosamente suas obrigações estatutárias e, durante o mandato, a integração gerou um trabalho sério e de resultados.

Os conselhos deliberativo e fiscal mantém na íntegra o compromisso de realizar reuniões ordinárias e extraordinárias com pautas diversificadas focando em questões estratégicas como planos de investimentos variados, avaliação de balancetes, propostas de realização de obras internas e aquisição de imóveis. Pautas que também foram avaliadas nos primeiros cinco meses de 2024.

Coube aos conselhos analisar balancetes e propostas orçamentárias apresentadas pela Diretoria Executiva. É uma prerrogativa estatutária a fiscalização da gestão pelos conselheiros, função fundamental para orientar sobre a política econômica e financeira do Clube Náutico. Neste caso, ressalvas e pedidos de esclarecimentos ocorreram no sentido de fortalecer a transparência dos investimentos e priorizar a legalidade de todos os atos. Veja algumas deliberações ocorridas nas primeiras reuniões de 2024:

23 de fevereiro
- O Conselho Deliberativo decidiu requerer da Diretoria Executiva esclarecimentos sobre a concessão de convites gratuitos. Tal solicitação foi motivada pela Resolução nº 01/2022 que definiu a emissão de, no máximo, 100 convites gratuitos ou pagos por dia. Porém, ao analisar relatórios oficiais, ficou comprovada o acesso acima do limite nos meses de outubro, novembro, dezembro de 2023, e janeiro de 2024. Além disso, no evento festivo do Carnaval também foram emitidos convites pagos, o que também é vedado pela resolução. Tal medida visa preservar a boa convivência dentro do clube evitando a superlotação e prejudicando o lazer dos associados.

25 de março
– Analisou e aprovou o balancete do 4º trimestre de 2023. A única ressalva foi quanto a uma nota fiscal emitida para pagamento da decoração natalina do clube. Depois de vários questionamentos do Conselho Deliberativo, o processo foi esclarecido pela diretoria.
- Conselheiros analisaram e aprovaram solicitação da Diretoria Executiva sobre despesa extraordinária para reformas na cozinha Piriá e na alameda Fernando Gustavo Leonardo. A decisão era necessária já que o investimento não estava na previsão orçamentária do ano.

29 de abril
- Durante reunião do conselho foi debatida, de maneira técnica, a possibilidade de aquisição de uma área ao lado do clube onde existe uma linha de servidão (rede) da Cemig. O conselheiro fiscal Cézio Mazio apresentou questões sobre a viabilidade ou não do negócio. A proposta foi aprovada pelos conselheiros, porém descartada pela Diretoria que vai investir na construção do restaurante e área administrativa.
- Nesta mesma reunião, o Conselho Deliberativo reprovou a proposta de compra de um imóvel na rua Rio Casca. Com justificativas técnicas, ficou provado que a proposta não era viável financeiramente e estruturalmente. No lote existe uma casa que deveria ser demolida para expansão de, no máximo, 20 vagas de estacionamento. Tal construção majora o valor do imóvel.

30 de maio
- O Conselho Deliberativo aprovou, com ressalvas, a Proposta Orçamentária 2024 apresentada pela Diretoria Executiva. Uma delas foi quanto ao aumento para o setor jurídico, considerado fora da métrica comparando com outros setores.
- Os conselheiros deliberaram sobre necessidade de a Diretoria comprovar que a compra de um lote na rua Cordisburgo atendeu interesses do clube. A simples inclusão da aquisição na reserva financeira não autoriza o negócio conforme Estatuto Social.

13 de maio – Conselho Fiscal
- Assuntos enviados, via ofício, ao Conselho Deliberativo com as seguintes solicitações à Diretoria Executiva: apresentação de conciliação de contas bancárias; reconstrução do Campo Cavalinho registrar como investimento e não como despesa, refazendo a contabilização do Ativo Imobilizado; apresentação de orçamento dos gastos e ou investimentos em campos de futebol; apresentação de embasamento Estatutário e Regimental, para o não pagamento de taxa de manutenção pelos sócios membros de comissões de apoio nos trabalhos do clube.

Questões pontuais de grande importância merecem destaque: as aquisições patrimoniais no sentido de aumentar sua estrutura de estacionamento. Uma prioridade apontada pelos associados. As negociações dos lotes na rua Cordisburgo (rua da Vila dos Oficiais) foram acompanhadas de perto pelos conselhos que analisaram a viabilidade da compra levando em consideração o custo-benefício do investimento.

Mais uma vez fica evidente que os conselhos do Clube Náutico chegaram para somar. O trabalho é sério, transparente e prioriza um diálogo constante com a Diretoria Executiva. O objetivo principal será sempre a busca pela excelência administrativa e, consequentemente, defesa dos interesses dos associados.