Conselho Deliberativo motivou ações que dobraram valor patrimonial do Clube Náutico

Fechando o ano com a certeza de dever cumprido. Esta é a avaliação geral do Conselho Deliberativo do Clube Náutico que continua firme na missão de fiscalizar, propor soluções e ser forte canal de diálogo com o associado. Foram diversas pautas abordadas nas reuniões mensais do colegiado, mas a principal conquista foi garantir a valorização patrimonial do clube que evoluiu em estrutura e número sócios. Por isso, uma readequação de valores das cotas foi uma proposta levada à Diretoria Executiva e que se tornou realidade neste ano.

O Conselho Deliberativo sempre esteve atento a questões gerais do clube. Sua função institucional define ser obrigação acompanhar de perto ações de administração que demandam investimentos em obras, recursos humanos, eventos, campeonatos e demais realizações no dia a dia da instituição. Este trabalho está sendo realizado de maneira eficaz por conselheiros que são, antes de tudo, associados apaixonados pelo Clube Náutico.

b6b4a7b2-b59b-4c24-b623-946f0a076ed3.jpg

Durante todo este ano, pautas foram debatidas e registradas em atas, ofícios diversos foram encaminhados à diretoria sempre com o propósito de sugerir melhorias e evitar erros que podem colocar em risco as gestões administrativa e financeira.

Outra atuação que merece destaque está relacionada aos investimentos em obras. É muito fácil notar que, nos últimos meses, o clube ganhou um forte programa de revitalização e ampliação. Os conselheiros acompanham de perto exigindo prestação de contas e o detalhamento de cada projeto. Um trabalho que já evitou gastos desnecessários e provocou mudanças de planejamento em benefício da instituição.

Porém, um dos principais ganhos para os associados, motivado pela atuação estratégica do Conselho Deliberativo, foi o reconhecimento da valorização patrimonial do clube. De maneira automática, o Estatuto Social define que sempre na virada do ano haja o reajuste da mensalidade de acordo com o novo valor do salário mínimo. Em 2024, esta correção foi de 7,65% e, com isso, a taxa de manutenção passou para R$ 273. No entanto, a principal luta dos conselheiros era pela atualização do valor da cota que é a principal referência da valorização patrimonial do clube.

Nos últimos anos, investimentos consideráveis garantiram toda a adequação às normas de acessibilidade, revitalização de todas as áreas e construção de novas como o festejado Espaço Teem e as áreas de tênis e beach tennis, reformas globais de bares, vestiários, salão nobre, áreas de descanso com pergolado, cozinha gourmet e compra de mobílias gerais. Toda esta movimentação estrutural é um indicativo de que a luta do Conselho Deliberativo é justa.

A Diretoria Executiva reconheceu e confirmou, por meio do Ofício nº 058/2023, que o patrimônio do Clube Náutico valorizou mais de 80% nos últimos anos. Sendo assim, o valor da cota foi reajustado de acordo com esta nova realidade passando de R$ 9.000 para R$ 15.000 quando o pagamento for à vista. Isso significa que o patrimônio do associado, o principal ator neste processo de desenvolvimento, foi valorizado de maneira técnica e adequada.

O Conselho Deliberativo aproveita a oportunidade para reforçar seu compromisso de continuar, em 2024, trabalhando em prol deste que é um dos principais clubes de lazer de Minas Gerais.

Seguimos firmes na caminhada.