Conselho Deliberativo orienta Diretoria sobre alternativas viáveis para aumento patrimonial do Clube Náutico

Provavelmente, todos já escutaram o ditado popular que diz “várias cabeças pensam melhor que uma”. E esta velha máxima é muito bem aplicada no Conselho Deliberativo do Clube Náutico de Sete Lagoas que é formado por conselheiros oriundos de diversos campos profissionais, mas que convergem em pareceres e ideias que buscam o equilíbrio da instituição em todos os sentidos. Em mais um balanço trimestral de trabalho, foi comprovada a importância desta atuação quando a pauta envolveu questões patrimoniais e esportivas de grande relevância.

O Conselho Deliberativo foi consultado, oficialmente, pela Diretoria Executiva quanto a possíveis investimentos na compra de imóveis que teriam destinações distintas. A avaliação dos conselheiros é uma prerrogativa estatutária e é fundamental e comum quando existe a necessidade de investimentos de maior valor em qualquer projeto dentro do Clube.

Tal consulta tratava da compra de dois imóveis situados na rua Cordirburgo. Uma casa, localizada no nº 247, teria como objetivo a instalação de setores administrativos e um lote (quadra nº 35, lote 09) que atualmente integra o estacionamento superior e é alugado. Os conselheiros se debruçaram sobre a questão e, oficialmente, responderam a Diretoria levando em consideração, inclusive, a previsão orçamentária do ano.

A compra da casa foi rejeitada com consistentes justificativas. A primeira é embasada em projeto já manifestado pela Diretoria em construir uma sede administrativa dentro da própria área do Clube Náutico. A segunda é a falta de previsão orçamentária que tivesse de acordo com o planejamento do exercício do corrente ano. Sobre a aquisição do lote, o parecer foi favorável deste que a questão orçamentária também seja levada em consideração. Esta aprovação também vai de encontro com a importância que o estacionamento tem para todos os associados.

affab4d0-3e06-4ae4-b0aa-1f56cd192555.jpg

“O Conselho Deliberativo acredita que o orçamento financeiro impõe responsabilidades rigorosas, que visam garantir que os gestores permaneçam empenhados em alcançar as metas financeiras do Clube Náutico de Sete Lagoas. Além disso, o orçamento está longe de ser um obstáculo, mas sim um instrumento gerencial que contribui de forma eficaz na disciplina financeira necessária para a implementação das estratégias de consumo e demais despesas”, ressaltou o Conselho Deliberativo por meio de ofício.

ACÓRDÃO – COPA MASTER DA AMIZADE
A Copa Náutico da Amizade categoria Máster foi paralisada este ano por um imbróglio envolvendo equipes da competição tendo como fato principal a penalidade de WO aplicada em um time. A questão foi parar na Corregedoria do Clube que teve decisão contestada por um dos interessados. Como órgão deliberativo, o Conselho foi provocado para avaliar e apontar qual seria a decisão final que, inclusive, definiria quais equipes teriam direito em decidir o campeonato.

O processo foi avaliado minuciosamente e, por unanimidade, os conselheiros apoiaram a decisão da Corregedoria. “O Conselho Deliberativo fundamentou sua decisão no sentido de que o arcabouço probatório apresentado pelo Peticionante não é apto a declarar a nulidade do procedimento. Além disso, ficou comprovado que a aplicação da penalidade de WO contra a equipe Recorrente ocorreu dentro do que rege o artigo 9º do Regulamento Copa Náutico Sicoob Credisete da Amizade 2023”, apontaram.

Mesmo diante análise protolocar legal, o Conselho deu um exemplo evidente de sua atuação democrática e destacou que as equipes envolvidas e o Departamento de Esportes do Clube Náutico poderiam entrar em acordo para definição dos times classificados. Porém, a decisão inicial foi mantida.