Conselhos Deliberativo e Fiscal apontam alternativas para comunicação publicitária do Clube Náutico 

Desde que foram empossados no dia 4 de abril de 2022, os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Clube Náutico de Sete Lagoas iniciaram uma trajetória de atuação marcante no direcionamento de decisões estratégicas em prol da instituição. Sempre embasados em normas estatutárias, os colegiados, formados por associados voluntários, cumprem importante papel garantindo que decisões da Diretoria Executiva caminhem na direção do crescimento e fortalecimento do Clube. A atual realidade prova que o trabalho é bem feito. 

Vale ressaltar que os Conselhos carregam como obrigações fiscalizar atos, sugerir melhorias, exigir transparência e ainda ser a caixa de ressonância dos associados em todos os níveis. Tudo isso para contribuir para o melhor desempenho da gestão.  Este é o caso do parecer oficializado no último dia 1º de junho que trata de uma proposta publicitária estudada pela Diretoria Executiva com estimativa de gastos que se aproxima de R$ 400.000,00. 

De maneira unânime, os membros dos conselhos acreditam no potencial do marketing e dos meios de comunicação, principalmente, pela comprovada capacidade de emitir informações. Porém, é missão dos conselhos exigir legalidade dos atos e a maneira apresentada para a realização de parcerias com a imprensa da cidade seria com permuta na troca de espaços publicitários por cotas de sócio proprietário. Uma alternativa sem regulamentação. Inclusive, a apresentação de uma norma reguladora para este tipo de ação foi solicitada pelo Conselho Fiscal no dia 9 de julho de 2022 o que pode ser comprovado por ata oficial. Neste caso, não houve resposta. 

No momento que o Clube Náutico vive uma das melhores fases do ponto de vista administrativo e financeiro seria positivo trabalhar planos de comunicação com estrutura e canais já disponíveis. A recente contratação de uma empresa da área pela Diretoria Executiva motiva ainda mais esta estratégia. Opções como site oficial, redes sociais e espaços comuns dentro do clube podem ser utilizados para divulgação de ações, projetos, eventos culturais, promoções e competições de todas as modalidades. 

Os Conselhos também são favoráveis, como já exposto para a Diretoria Executiva, a criação de um departamento especializado na gestão de marketing e publicidade dentro da própria estrutura do Clube. Possibilidade amparada pelos artigos 96 e 97 de Regimento Interno. 

Sobre as parcerias externas é importante ressaltar que a contratação de espaços publicitários deveria ter como diretriz básica um Plano de Mídia bem definido que exponha os focos das publicidades, o potencial de cada meio contratato e o público que poderá ser atingido. Tudo comprovado com a devida previsão no orçamento de cada exercício e, lógico, sem a necessidade das permutas.

O QUE A DIRETORIA QUER GASTAR

Um conjunto de propostas comerciais foi enviado para a Diretoria Executiva. Todos meios oferecem espaços publicitários em sites, jornais e TV em troca de cotas do Clube, a denominada permuta. A Diretoria Executiva informou oficialmente que, uma primeira negociação poderia envolver 40 cotas que, nas condições atuais, valem R$ 360.000,00 se forem compradas à vista.

Os valores das propostas comercias variam de R$ 24.000,00 a R$ 110.400,00. Sete delas foram enviadas para os Conselhos, mas, como ressaltado anteriormente, não existe um plano de mídia definindo como a parceria poderia ser favorável ao Clube Náutico. 

VALORES DAS PROPOSTAS

Apenas as que foram informadas aos Conselhos

1 – R$ 72.000,00

2 – R$ 34.560,00

3 – R$ 24.000,00

4 – R$ 36.000.00

5 – R$ 24.000,00

6 – R$ 110.400,00

7 – R$ 42.000,00