Conselhos apresentam balanço altamente positivo com ações por uma gestão eficiente do Clube Náutico

Set a Nov/2022

Quando foram eleitos em 12 de março deste ano, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal prometeram trabalhar continuamente para uma melhor gestão do Clube Náutico em todos os níveis. Ao final de 2022, após oito meses de atuação, a sensação de dever cumprido neste primeiro ciclo é plena. Agindo com transparência, abertura aos associados, foco e eficiência os colegiados apresentam mais um balanço de ações dos meses de setembro, outubro e novembro que evidenciam a participação efetiva na fiscalização e, consequentemente, direcionamento para rotas certas de administração.

Os conselheiros participam de reuniões mensais onde a pauta principal é o interesse dos associados. Todo o trabalho é registrado em documentos como atas, ofícios e pareceres. Investimentos definidos pela Diretoria Executiva e ocorrências diversas que afetam o dia a dia do Náutico são avaliados com a intenção de defender o patrimônio e garantir ainda a convivência harmônica nas dependências do clube.

conselheiros nautico2212

EMISSÃO DE CONVITES

O Conselho Deliberativo exigiu o cumprimento de uma norma estatutária que determina a emissão máxima de 100 convites por dia. A medida foi de encontro ao pedido de associados que apontaram uma lotação exagerada no clube nos dias 16 e 30 de setembro. Outro pedido foi pela divulgação em meios de comunicação internos sobre este regramento do limite de emissões tanto de cortesias quanto aos pagos. Para os conselheiros: “a diretoria atendeu esses pedidos por acreditar que esta é uma colaboração para o melhor funcionamento em dias de intenso movimento já que Isso será uma constante nos dias do verão”.

ANÁLISE DE OBRAS

Atento às obras realizadas atualmente no clube, o Conselho Deliberativo também oficializou a diretoria sobre a construção do Espaço Teen e revitalização do Salão Nobre. Em reunião realizada no dia 21 de novembro, as questões foram debatidas com a presença do presidente Amilton Duarte e técnicos que trabalham nos projetos. No caso do Espaço Teen a pauta ganhou força após o Conselho receber denúncia de associados sobre o possível excesso de ferragens na etapa de fundação da obra. O presidente da Diretoria Executiva admitiu o erro de cálculo, revelou mudança na estratégia na construção e revelou que o material já adquirido será direcionado para obras das novas quadras de squash. Mais uma vez, os conselheiros demonstraram a importância da sintonia entre associados e o colegiado.

Já no salão, uma referência regional, a exigência foi para manter intacta a acústica que mereceu considerado investimento em gestões passadas. Os conselheiros também consideram que: “a presença dos técnicos e do presidente Amilton Duarte permitiu um diálogo aberto e mostra que o trabalho dos Conselhos é um importante apoio nas decisões assertivas”.

SEGURANÇA DOS COLABORADORES

A segurança dos colaboradores do Náutico no ambiente de trabalho também é uma preocupação do Conselho Deliberativo. Reforça esta premissa a participação do Conselho Deliberativo na posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) gestão 2022/2023. O incremento das ações preventivas por parte desta comissão consiste, fundamentalmente, em observar e expor as condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para diminuir e extinguir os riscos existentes ou até mesmo neutraliza-los.

CONSELHO FISCAL

Cumprindo suas atribuições legais o Conselho Fiscal, que também foi empossado dia 4 de abril, fiscaliza a movimentação financeira do Clube Náutico formada por recursos oriundos das mensalidades, aluguel do salão, venda de convites e renda dos bares. Em consonância com o Conselho Deliberativo, uma exigência é que a mensuração do superávit na Demonstração do Resultado do Exercício seja realizada de maneira regular.

Outra importante contribuição do Conselho Fiscal foi um alerta sobre o Náutico se resguardar quanto a responsabilidades trabalhistas e previdenciárias das empresas terceirizadas para as obras com seus funcionários. A mesma preocupação foi demonstrada quanto à equipe que trabalha nos bares do clube.

Além disso, de maneira frequente, esse Conselho caminha lado a lado com a contabilidade do Clube para orientar sobre os lançamentos contábeis. Neste caso, classificações e registros bem definidos garantem mais transparência e segurança jurídica e financeira ao Náutico.

CONSELHO DELIBERATIVO – GESTÃO 2022/2026

Elísio Pereira da Conceição (Presidente)

Carlos Alberto Bahia Caldeira Brant

Mário Sérgio Ribeiro de Araújo