Clube Náutico: atual Conselho Deliberativo completa seis meses com importantes decisões em prol do associado

O Conselho Deliberativo do Clube Náutico é formado por associados com experiência em várias vertentes profissionais. O mandato é colaborativo e esta “bagagem” de cada membro permitiu que, nos primeiros seis meses de trabalho, o colegiado já cumprisse as principais metas definidas em sua plataforma que são: transparência, integridade, fiscalização e apresentação de propostas que beneficiem os associados. 
 
Empossada em 4 de abril deste ano, a nova formação do Conselho começou a trabalhar justamente no período onde o Clube Náutico precisava de apoio vindo de todas as frentes para retomar suas atividades, de maneira gradativa e responsável, após uma pandemia que provocou abalos administrativos e financeiros em quase todas as instituições do país.
 
Uma das primeiras pautas deliberadas foi de grande importância. Provocado pela Diretoria Executiva, o Conselho foi responsável por revisar uma proposta e definiu pelo retorno de convites gratuitos, um direito estatutário suprimido por consequência da crise sanitária que assolou o mundo. A diretoria apresentou o Ofício nº 011/2022 propondo uma alteração no Regimento Interno onde a emissão só seria permitida diante do pagamento de R$ 50 em todos os dias de funcionamento do clube. 
 
Com uma resposta imediata, levando em consideração o desejo dos associados, o Conselho Deliberativo fez uma contraproposta e sinalizou pela isenção de cobrança de terça a sexta-feira (exceto feriados) e a medida foi adotada. “Avaliamos que esta foi uma conquista do associado que, por suas regras, sempre funcionou bem. Existe uma limitação diária para evitar superlotação, mas o mais importante é garantir que quem paga sua mensalidade rigorosamente em dia tenha a oportunidade gratuita de prestigiar um amigo ou parente com o direito de usufruir do nosso clube em uma visita agradável e divertida”, justificou em nome dos conselheiros o presidente do Conselho Deliberativo, Elísio Pereira da Conceição.
 
Também é uma função do Conselho Deliberativo trabalhar de maneira integrada com o Conselho Fiscal e, com isso, auxiliar o Clube Náutico na tomada de decisões com foco em uma gestão responsável e transparente. Sendo assim, pautas com objetivo fiscalizatório também foram temas de reuniões e despachos, tudo registrado em atas e ofícios enviados à Diretoria Executiva. “Não existe a intenção de criar obstáculos ou interferir em processos adotados no clube. O Conselho tem o papel de representar o associado na ponta e não podemos decepcionar quanto a esta responsabilidade” ressalta Elísio Pereira. 
 
Nesta mesma linha de acompanhar de perto processos, projetos e direcionamentos, o Conselho também solicitou apresentação da projeção orçamentária para o segundo semestre de 2022, detalhamento sobre permutas celebradas com troca de cotas, iniciativa sem amparo legal no regramento do clube e, por isso, foi exigida sua suspensão. Ainda pediu explicações sobre a possível emissão de convites por membros da própria diretoria. “Todas as decisões seguem fielmente o Estatuto Social e, simplesmente, caminham de encontro a nossa proposta de transparência”, define Elísio Pereira.
 
OBRAS
A Diretoria Renovação investe muito em obras estruturais que são fundamentais para o conforto, segurança e aumento das opções de lazer. Tais iniciativas são apoiadas pelo Conselho que, para garantir a transparência desses investimentos, também solicitou a apresentação das plantas das obras em execução, a relação do material solicitado pelo Responsável Técnico, a estimativa de custos e, lógico, a previsão para conclusão de cada projeto. 
 
O Conselho Deliberativo do Clube Náutico foi eleito pelos  associados no dia 12 de março deste ano quando utilizou o nome de Chapa Independente. Durante a campanha, foram apresentadas várias plataformas de trabalho e, nestes primeiros seis meses de atuação, todas foram cumpridas. Os conselheiros continuam firmes no propósito de cooperar para que o Náutico seja cada vez melhor por meio de uma gestão eficiente, transparente e justa. 
 
CONSELHO DELIBERATIVO – GESTÃO 2022/2026
Elísio Pereira da Conceição (Presidente)
Carlos Alberto Bahia Caldeira Brant
Mário Sérgio Ribeiro de Araújo
Marcelo Leandro Freitas
Erton Portinari de Andrade
Aguinaldo Batista Guimarães
Flávio Lacerda Senna
Helisson Paiva Rocha
Everson Santos
 
SUPLENTES
Bruno Henrique Leal
Wanderli Geraldo Vital
Mário Genário de Macedo
Carlos Henrique Pereira
Edimilson Alves de Almeida
Rodiney Henrique Cortez Figueiredo
Paulo Roberto Chamon de Castilho
Delson Geraldo Soares
Maria José de Oliveira